Diante do anúncio da pandemia e da necessidade de isolamento social para prevenção da disseminação do coronavírus (COVID-19), resolvi fazer esse post para dar algumas dicas de saúde mental.
Neste momento é muito importante que possamos manter uma rotina, mesmo que adaptada e diferente da anterior. É fundamental mantermos horários de trabalho, caso você esteja trabalhando à distância ou estudando, horário das refeições, pausas, reservar algum tempo para exercício físico e principalmente manter uma rotina de sono. Tudo isso mantém nossos relógios biológicos em dia e protege nossa saúde física e mental.
Vários canais de youtube, instagram e aplicativos estão disponibilizando opções de exercícios, alongamentos e relaxamento, vale a pena conferir.
Seguem algumas sugestões:
APP de meditação:
1. Lojong
2. WeMind
3. Medite.se
4. Headspace
5. Meditopia
6. Calm
APP de exercícios:
1. Workit
2. Freeletics
3. btfit
Manter-se informado é fundamental e tomar as medidas de higiene e cuidados também, mas não vejam notícias em excesso, nesses momentos também surge muito sensacionalismo e hoje em dia também as fake news. Isso só aumenta seu nível de estresse e com isso o hormônio cortisol, que aumenta a compulsão alimentar, aumenta ansiedade e baixa a imunidade.
Além de uma alimentação equilibrada procure se nutrir com coisas boas como artes, música, filmes, livros do seu interesse. Aproveite também para aprender algo novo ou colocar estudos e projetos em dia.
Também é o momento, mais do que nunca, de evitar uso de álcool, cigarros e outras drogas, essas substâncias podem ser falsos amigos nesses momentos, trazendo inicialmente uma sensação de calma e tranquilidade, mas cobram muito rapidamente um preço com ressaca, exacerbação de ansiedade e sintomas depressivos.
Durante uma crise, também ocorrem inovações, pensando nisso o Conselho Federal de Medicina liberou essa semana a possibilidade de realizarmos as consultas online, a Telemedicina, que já está em pauta há muitos anos, mas que essa situação acelerou o processo devido à preocupação com a segurança dos pacientes. Com isso, o seu tratamento de saúde mental pode continuar sem interrupções, ainda mais nesse momento em que precisamos nos manter equilibrados.
Além disso, também foram realizadas várias reuniões e capacitação para o atendimento com psicoterapia EMDR online, abordagem que uso frequentemente no consultório.
Nesse momento, mesmo com todos esses cuidados, é possível que seja necessário fazer ajustes e adaptações no tratamento, fique atendo aos sintomas e ao seu corpo, se perceber algum sintoma ou dificuldade, não deixe de entrar em contato.
Não se esqueça, a recomendação de distanciamento é apenas física e não de afeto! Podemos manter contato uns com os outros e oferecer ajuda e cuidados para quem precisar.
Com carinho,
Dra Luisa Polonio
CRM 32619
Médica Psiquiatra